
A preparação correta pré-exame garante mais conforto e segurança ao paciente. E os cuidados pós-alta garante uma melhor recuperação, veja e siga as instruções abaixo e as perguntas e repostas mais frequentes:
A preparação correta pré-exame garante mais conforto e segurança ao paciente. Por isso, verifique e siga as instruções abaixo para exames de Cateterismo e Angioplastia:
Pacientes com diabetes, com uso de insulina, devem fazer a metade da dose no dia do exame;
Pacientes que fazem uso de METFORMINA (Glifage®, Dimefor®, Glucoformin®, Glucophage®, entre outras marcas) - suspender 2 dias antes do exame. Poderá ser reiniciado logo após o exame;
Para Pacientes que fazem uso de ANTI - COAGULANTE (Marcoumar®, Marevan® e Coumadin, Pradaxa, Xarelto®, Eliquis®) - comunicar seu médico para que ele suspenda (ou substitua) o uso da medicação por 4 dias antes da data do exame. Recomenda-se comunicar que faz uso deste tipo de medicamento no momento do agendamento;
Pacientes que fazem Hemodiálise (Renal) - agendar o exame de Cateterismo um dia antes da Hemodiálise;
Paciente alérgico – É de fundamental importância informar sobre alergias no momento do agendamento.
Agora que sua estadia no hospital terminou, sua recuperação começou. É muito importante que você tenha uma boa compreensão de alguns cuidados imediatos, no intuito de promover uma breve recuperação.
É normal sentir-se cansado(a) ou fraco(a) após o retorno do hospital. Procure realizar atividades leves durante o dia e aumente sua intensidade progressivamente. Atividades diárias básicas, incluindo subir escadas, devem ser evitadas por três dias, a menos que você tenha recebido orientação de seu médico por um período maior. Agachar, pegar ou empurrar peso maior que 20 quilos deve ser evitado até seu médico liberá-lo(a) para estas atividades. Você poderá dirigir carro após uma semana do procedimento. Seu médico dirá quando retornar ao trabalho e praticar atividades mais vigorosas.
A angioplastia coronária, habitualmente, pode ser realizada através de dois pontos de acesso vascular: artéria femoral (virilha) ou artéria radial (punho). A escolha do local faz parte da avaliação médica e depende de inúmeras variáveis.
O sítio de acesso vascular (ferida) deve ser cuidado da seguinte forma:
Deve-se evitar SUBIR ESCADAS por três dias, e também agachar, pegar ou empurrar peso maior que 20 quilos, até seu médico liberá-lo(a) para estas atividades. Você poderá dirigir carro após uma semana do procedimento.
É comum que o local permaneça um pouco dolorido, inchado e a pele arroxeada por alguns dias. A ocorrência de sangramento pela ferida operatória é extremamente rara. Porém, neste caso, deite-se imediatamente, aperte o ponto de sangramento com força e procure auxílio médico.
Deve-se evitar dobrar o punho e carregar sacolas ou outros objetos por uma semana. Sentir desconforto no local ou no antebraço nos primeiros dias após a alta é comum. Isto deve melhorar com analgésico. Em caso de dúvida procure avaliação médica.
A ocorrência de sangramento pelo local é extremamente rara. Porém, neste caso, deite-se imediatamente, aperte o local de sangramento com força e procure auxílio médico.
Caso você note algum destes sinais de infecção ou tenha alguma dúvida, entre em contato com o médico.
Colesterol é uma substância gordurosa produzida pelo seu corpo e encontrada em algumas comidas. Colesterol é o principal ingrediente encontrado nos depósitos de gordura que levam ao desenvolvimento da doença arterial coronária. Quanto maior a taxa sanguínea de colesterol, maior a chance de desenvolvimento e progressão da doença.
Dois tipos principais de gorduras são encontrados em nossa comida. Gorduras saturadas são encontradas em animais e em alguns produtos vegetais. Estas são sólidas a temperatura ambiente. Gorduras insaturadas são geralmente líquidas a temperatura ambiente e provém de plantas e vegetais.
Para ajudar a baixar seu colesterol:
A maioria das pessoas ingere muito mais sal do que o necessário. Este excesso de sal (sódio) leva a uma retenção de fluídos e elevação da pressão arterial.
Para reduzir a quantidade de sal:
Comer muito açúcar ou doces pode levar a aumento de peso. Escolha comidas que contribuam para um valor nutricional maior de sua dieta, como grãos, cereais, frutas, vegetais, frango e peixe.
É PROIBIDO FUMAR
Caso você fume, deve parar imediatamente.
Fumar está diretamente ligado a um risco aumentado de ataque cardíaco e suas complicações pois:
Fumar pode ser um hábito. Porém deve ser abandonado. Algumas pessoas conseguem deixar este vício por si mesmas. Outras necessitam de programas e medicações para ajudarem-nas a abandonar o tabagismo. Seu médico pode fornecer informações sobre programas antitabagismo e medicações.
Algumas dicas para ajudá-lo a abandonar o cigarro:

Apesar de você estar sem apetite após a alta hospitalar, é importante você continuar a comer. É interessante que você faça um maior número de refeições, porém com menor quantidade de comida. E, é lógico, utilizando alimentos saudáveis.
A limitação da atividade sexual poderá ser um foco de estresse para o(a) paciente e sua(seu) companheira(o). É importante conversar abertamente sobre seus pensamentos e emoções com a pessoa que você ama.
Porém a atividade energética dispensada durante o ato sexual é similar a subir um ou dois lances de escada ou caminhar 800metros em passo acelerado. Caso você não consiga realizar estas atividades sem se cansar ou ficar ofegante, converse com seu médico antes de iniciar uma atividade sexual.
Ansiedade e alguns medicamentos podem interferir na performance sexual. Se você tiver alguma dúvida, discuta com seu médico.
Medicações serão necessárias como parte de sua terapia. Caso seu médico tenha prescrito medicamentos para você, é importante que você siga exatamente como prescrito. Caso contrário, você estará colocando sua saúde em risco.
Não pare de tomar as medicações prescritas sem conversar antes com o seu médico.
Talvez você tenha uma série de perguntas após sua estadia hospitalar. Algumas das questões mais comuns estão listadas abaixo, com sua respectiva resposta. Lembre-se de esclarecer com seu médico qualquer dúvida adicional.
Cada um tem seu próprio ritmo. Você poderá sair assim que sentir-se confortável. Habitualmente leva uma a duas semanas. Saídas precoces devem ter duração limitada, principalmente caso se sinta cansado.
O tempo varia de acordo com sua atividade. Caso seja um trabalho intelectual, o prazo de 10 dias seria aceitável; nos casos de atividade laboral com esforço físico este prazo seria habitualmente de duas semanas.
Você poderá voltar a dirigir uma semana após o procedimento.
SIM! Caso você apresente dor torácica que lembre a dor previamente experimentada, mesmo que em menor intensidade, contate seu médico ou compareça a um pronto-socorro.
Deite-se. Aperte firmemente o local durante 20 minutos e não se levante. Peça ajuda para fazer um curativo compressivo. Entre em contato com seu médico ou compareça a um pronto-socorro.
NÃO. O stent é feito de aço inoxidável e não irá disparar o detector de metais.
NÃO. Uma vez implantado, o stent não pode ser retirado. Porém isto não acarreta risco algum a pessoa.
